O que é briefing? Qual a importância do briefing? Quais itens devem conter no documento?
Todo projeto de design ou marketing, até os mais simples, precisam de um elemento-chave que vai definir as decisões e ações a serem tomadas em todas as etapas de criação.
Esse elemento é o briefing, que na tradução do inglês para português, quer dizer “instruções”.
Essas “instruções” fazem um mapeamento do problema e gera “pistas” do caminho a ser seguido. Com isso, ganha-se tempo e o sucesso do projeto é garantido.
Sumário
O que é briefing?
De forma simplificada podemos dizer que o briefing é um conjunto de perguntas e respostas que vão servir de guia para o designer executar o projeto.
É uma espécie de manual de instruções que vai direcionar as equipes envolvidas na realização de um projeto de design, marketing ou publicidade.
Alguns profissionais não têm o hábito de enviar briefings aos seus clientes. E alguns clientes acham perda de tempo responder as perguntas.
Mas na verdade, é tempo que se ganha, porque sem essas instruções o projeto fica sem foco, não se define e o resultado normalmente é ruim.
Por que ele é importante?
Qualquer planejamento estratégico de design, marketing ou publicidade precisa de um briefing.
Ali estão as informações mais relevantes para o desenvolvimento do projeto, documentadas de forma organizada,
No momento da criação as possibilidades são infinitas e isso pode gerar projetos demorados e sem foco. Com este “manual de instruções” a probabilidade de ser mais assertivo é infinitamente maior.
A equipe de criativos consegue entender o que o cliente quer e com isso atender suas expectativas de maneira mais precisa.
Conteúdo do briefing
O conteúdo é pré-definido pela agência ou designer e pode conter informações como:
- Dados da empresa;
- Área de atuação;
- Serviços/produtos oferecidos;
- Metas a curto e longo prazo;
- Informações do público-alvo;
- Concorrência;
- Diferencial…
Os itens acima são gerais a qualquer projeto, mas podem agregar outros itens de acordo com o tipo de projeto a ser criado. Por exemplo, criação de site e criação de marca são projetos que possivelmente terão itens diferenciados.
Modelos de briefing da Interage Design
Aqui na Interage Design utilizamos 2 modelos de briefing:
- Criação de logotipos;
- Criação de web sites.
Existem vários tipos de briefings. Cada agência ou freelancer adota (ou desenvolve) o modelo mais adequado ao seu negócio. O importante é não omitir informações relevantes e/ou incluir informações desnecessárias.
Fica então a dica: “Faça sempre um briefing e alcance soluções de sucesso!”
Receba dicas de Web Design e Design Gráfico
Sobre o Autor
0 Comentários